Como limpar Piso Cerâmico


A limpeza profunda do piso é importante para preservar o material do piso e remover a sujeira. Este é um tipo de limpeza mais pesada que vai além da superfície, pois se concentra em soltar e remover o acúmulo de sujeira. Então, se feito de forma incorreta, pode facilmente resultar em danos ou perda de brilho. Mas como você limpa diferentes variedades de pisos? Bem, aqui está um guia útil de limpeza profunda que você pode usar para limpar diferentes pisos de cerâmica.

O que você precisa para limpeza profunda de pisos de cerâmica

As ferramentas e produtos de limpeza podem variar um pouco dependendo do material do piso. Mas os pisos de cerâmica geralmente exigem:

  • Um balde e esfregão.
  • Limpador com PH neutro
  • Pincel de rejunte/escova de cerdas macias
  • Mop com várias cabeças de limpeza
  • Um aspirador de piso de azulejo
  • Toalha ou um pedaço de pano limpo

Como limpar pisos cerâmicos em profundidade – Como limpar Piso Cerâmico

O rejunte da telha pode facilmente ficar descolorido por sujeira, mofo, bolor e produtos de higiene pessoal. O rejunte da telha é difícil de limpar devido à natureza porosa da areia e do cimento. Observe que, embora os produtos de limpeza agressivos possam ser ideais para remover sujeira e manchas, eles podem quebrar o perfil do rejunte. A maneira mais eficaz de fazer isso é:

Esfregue usando um limpador de rejunte

Use uma combinação de um produto de limpeza adequado para azulejos e rejunte e uma escova para limpar o rejunte. É melhor usar água morna, pois é eficaz na diluição de sujeira, manchas e outras formas de detritos. Se você não conseguir um limpador de PH neutro, ainda poderá usar detergente de louça. Alternativamente, você pode usar um produto moderadamente alcalino. Algumas pessoas também usam um esfregão a vapor para esfregar o rejunte.

Esfregue ou aspire, a sujeira, depois enxágue

Use um pedaço de pano úmido ou um esfregão de barbante para limpar a sujeira nas fendas. Além disso, você ainda pode aspirar a área seca ou úmida para remover efetivamente tanto a sujeira quanto a água das fendas.

Limpar ou aspirar ainda pode deixar partículas de sujeira teimosas para trás. Além disso, é importante remover a solução de limpeza. Para garantir que o rejunte atinja um perfil limpo, vá em frente e lave a área com água limpa.

Seque a área

Finalize o processo de limpeza secando o rejunte e o azulejo com um pedaço de pano ou toalha. Este processo é importante para secar o excesso de água deixado após o enxágue do rejunte. Se a água for deixada por muito tempo nas fendas, ela pode se tornar o terreno fértil perfeito para bactérias, incentivando o crescimento de mofo e bolor.

Como limpar profundamente pisos de cortiça/vinil/linóleo

Ao contrário de cerâmica, porcelanato e pedras, esses tipos de pisos não são tão comuns. No entanto, eles ainda exigem limpeza profunda de tempos em tempos.

Limpeza profunda de pisos de ladrilhos de cortiça

A popularidade dos pavimentos em ladrilhos de cortiça aumentou nos últimos anos. Isso ocorre porque são belas alternativas de piso que são mais ecológicas. A cortiça também é ideal para famílias e adequada para famílias com crianças pequenas, pois é ótima para controlar o ruído. Além disso, é mais macio em comparação com a madeira tradicional.

Embora a telha de cortiça seja naturalmente resistente ao mofo e ao bolor, também precisa de uma limpeza profunda regular. Isto porque a sujidade pode minimizar significativamente a durabilidade e funcionalidade da cortiça. Para limpar profundamente:

  • Use um esfregão seco para remover o acúmulo de sujeira em excesso.
  • Combine um limpador de PH neutro com água conforme recomendado.
  • Faça uma limpeza úmida usando um esfregão bem enxaguado. Certifique-se de que o piso esteja completamente seco após o acabamento.
  • Deixe o piso secar ao ar.

Nota: é importante usar um produto de limpeza especificamente formulado para pisos de madeira. Além disso, não deve deixar o piso de ladrilhos de cortiça encharcado após a limpeza, pois isso resultará em sérios danos.

Limpeza profunda de pisos de linóleo

Este tipo de material de piso é feito usando vários materiais renováveis. Assim, a composição real do produto tende a variar de um fabricante para outro. No entanto, consiste principalmente de uma mistura de farinhas de madeira, pó de cortiça, óleo de linhaça, resina de árvore e juta.

Em vez de usar pisos de vinil, algumas pessoas preferem o linóleo devido à sua natureza durável e estável. Além disso, eles fornecem uma cobertura macia sob os pés e, como resultado, você pode ficar em pé por mais tempo sem ficar com os pés doloridos rapidamente.

No entanto, as telhas de linóleo são significativamente porosas e têm menor resistência à água. Eles também são altamente sensíveis a produtos químicos agressivos. Portanto, é importante usar produtos de limpeza com PH neutro. Para limpar profundamente um piso de linóleo:

  • Misture um galão de água quente com algumas gotas de detergente de limpeza
  • Use um esfregão embebido na solução para limpar o chão
  • Use uma escova de cerdas macias para remover qualquer sujeira teimosa
  • Use um esfregão enxaguado embebido em água limpa para remover quaisquer vestígios de sujeira ou detergente de limpeza.

Como limpar profundamente pisos de porcelanato ou cerâmica

Pisos de porcelanato estão entre os tipos mais difíceis de piso. Eles têm um perfil sólido com características duras e densas. Isso os torna resistentes ao estresse, portanto, ideais para uso em ambientes comerciais.

Por outro lado, os pisos de cerâmica são comumente usados ​​em residências e escritórios. 

Eles podem ser usados ​​em quase todos os cômodos, pois são bonitos e funcionais. No entanto, os pisos de porcelanato e cerâmica não são fáceis de limpar. Portanto, é importante saber se eles são vitrificados ou não vitrificados.

A água não penetra facilmente nos azulejos esmaltados, enquanto os azulejos não esmaltados são mais porosos e acumulam manchas com facilidade.

O processo de limpeza profunda de pisos de porcelanato e cerâmica envolve:

  • Aspirar ou varrer o chão para remover detritos soltos. Isso é importante para garantir que não haja areia ou areia na superfície.
  • Use um esfregão molhado para umedecer o chão. Você pode usar água morna, pois ela efetivamente quebra a gordura e a sujeira. Evite usar detergentes com produtos químicos agressivos, pois eles podem reduzir facilmente o brilho dos azulejos.
  • Mergulhe o esfregão em uma solução de PH neutro e, em seguida, use água limpa para enxaguar bem antes de secar.

Limpeza profunda de pisos de vinil

Pisos de vinil são usados ​​principalmente em residências. Alguns proprietários os adoram devido à facilidade de atendimento, alta durabilidade e preços acessíveis. No entanto, o processo de limpeza profunda geralmente é bastante extenso, pois você precisa de mais ferramentas e etapas de limpeza. Sua frequência de limpeza profunda depende do tráfego de pedestres, pois isso determina a quantidade de sujeira acumulada. De acordo com os profissionais de limpeza, é recomendável que você limpe profundamente o piso vinílico pelo menos uma vez por mês.

Pisos de vinil são totalmente sintéticos, por isso são fáceis de cuidar. Para limpar profundamente esse tipo de piso, você precisa de um limpador de vinil ou detergente em pó, água, um esfregão, uma escova de cerdas macias e uma toalha.

  • Varra o chão para remover a sujeira antes de esfregar. Você pode usar o esfregão seco ou a escova de cerdas macias.
  • Aplique o agente de limpeza para cortar graxa ou sujeira.
  • Coloque o esfregão na água e use-o para limpar o chão. Certifique-se de limitar a quantidade de água que entra em contato com o piso.
  • Use um esfregão limpo para enxaguar o chão.
  • Limpe tudo com a toalha e deixe secar ao ar.

Como limpar profundamente pisos de ladrilhos de pedra

Pisos de pedra são belezas atemporais que adicionam elegância a todos os cômodos. Se você deseja embelezar o seu exterior com facilidade, usar pedra natural é uma das melhores soluções. Mas é preciso ter cuidado na hora de limpar essa beleza rústica. Isso ocorre porque cerdas duras podem facilmente resultar em arranhões.

Embora esta pedra seja um material natural, ainda é importante usar ingredientes naturais e suaves durante o processo de limpeza. Então, você pode usar um detergente suave, como sabão de pedra ou detergente. Um limpador ácido ou abrasivo pode facilmente corroer a pedra.

  • Use uma escova firme para limpar a sujeira solta.
  • Aplique algumas gotas de seu limpador neutro em uma água morna
  • Use um esfregão embebido nesta solução para limpar o chão. Evite usar mais detergente, pois isso resultará facilmente em listras e também poderá deixar uma película.
  • Para obter o melhor resultado, você pode usar um pedaço de pano macio. Certifique-se de secar o piso e, em seguida, deixe-o secar ao ar.

Dicas gerais de limpeza profunda

A melhor maneira de limpar profundamente a maioria dos tipos de pisos é esfregando úmido. No entanto, o processo de limpeza e as ferramentas podem variar um pouco dependendo do material do piso.

É importante limpar o piso diariamente para remover sujeira leve e poeira. Certifique-se de limpar profundamente pelo menos uma vez por mês e use a solução de limpeza certa que o material do piso precisa.

Ao limpar azulejos de vinil, porcelanato ou cerâmica, a limpeza úmida é o melhor método a ser usado. No entanto, deve limitar a forma como utiliza a água nos ladrilhos de cortiça.

Áreas de alto tráfego, como entradas, corredores, banheiros e cozinhas, devem ser limpas com frequência. Isso ocorre porque eles são mais propensos ao acúmulo de sujeira e poeira.

Ao esfregar o chão, a principal coisa a fazer é usar o segundo balde de água para enxaguar o detergente de limpeza e a sujeira. Também é importante garantir que seu piso esteja seco após a limpeza para desencorajar o crescimento de mofo e bolor.

Erik Salenius

Eu sou Erik, um homem de 40 anos quem gosta cuidar meu casa. Eu sou seu especialista em limpeza e manutenção doméstica, segurança doméstica e muito mais!

Postagens recentes