O vinil é uma ótima escolha como material de piso para sua casa, especialmente em seus banheiros e cozinha. As principais razões para isso são que é um material resistente à água, e a limpeza de pisos vinílicos é um processo bastante fácil.
Embora o vinil seja um material barato, também é muito atraente e vem em uma ampla gama de cores para todos os gostos. Além disso, o piso de vinil é mais quente do que madeira, cerâmica ou porcelana, tornando-o uma boa escolha para climas frios. Com os devidos cuidados e manutenção regular, este tipo de pavimento terá sempre uma boa aparência e manterá o seu brilho original na sua casa por muitos anos.
Aqui estão as minhas melhores dicas profissionais para manter seu piso vinílico sempre brilhante, bonito e resistente.
O que é Piso Vinílico?
O piso vinílico é um tipo de piso plástico muito versátil e fácil de instalar. Este revestimento é feito de Policloreto de vinila, mais conhecido pela sigla PVC.
Como o piso laminado, o piso vinílico normalmente consiste – com variações de fabricante para fabricante – de um núcleo, uma camada decorativa de vinil impressa e uma camada superior protetora de alto desempenho, mesmo resistente ao oxigênio e a certos elementos alcalinos. A sua espessura varia geralmente entre 5 e 7 mm, pelo que são uma excelente opção para remodelar a casa.
Os pisos vinílicos costumam apresentar-se em três apresentações, seja em tábuas, ladrilhos ou chapas, seja em formato quadrado ou outro tipo de formato, e ainda com diferentes espessuras e consistências.
Tipos de Piso Vinílico
Como já mencionei, existem basicamente três opções ou apresentações para pisos vinílicos, mas vou explicar da forma mais simples.
1.- Vinil em rolos ou folhas
Esta é a maneira mais básica e barata de encontrar pisos vinílicos. Este vem em rolos de vários metros na forma de folhas de vinil.
Em relação à instalação, se for feita por um especialista, é muito rápida. No entanto, se a pessoa que faz a instalação não estiver acostumada a manusear peças com vários metros de comprimento, o trabalho pode se tornar um processo bastante complicado.
Este formato é ideal para salas grandes onde pouco ou nenhum corte precisa ser feito.
2.- Pranchas ou telhas
Embora este formato não seja tão difundido quanto o anterior, a venda de pisos vinílicos em tábuas ou telhas está crescendo rapidamente. Embora a instalação não seja tão rápida, a facilidade de instalação é maior devido ao tamanho das peças e aos sistemas click que simplificam bastante a tarefa. A instalação seria semelhante à de um piso laminado.
Como regra geral, as dimensões de cada tábua ou ladrilho dependerão do tamanho do desenho que está tentando imitar, como piso de madeira ou ladrilho de mármore.
Por fim, existem basicamente duas formas de instalação, seja por meio de pastas adesivas, sistemas de ancoragem ou de clique. Normalmente, o vinil em formato de folha é adesivo, enquanto em tábuas e ladrilhos podemos encontrar as duas formas de instalação.
Vantagens do Piso Vinílico
Fácil de limpar
A limpeza deste tipo de piso é muito mais rápida e fácil. Isso porque eles são feitos de materiais resistentes à água, o que permite usar o esfregão embebido em água e outros produtos para limpar pisos sem solventes e não sofrer com isso.
Grande durabilidade
Os pisos vinílicos são caracterizados por sua excelente durabilidade e longa vida útil. Devido à sua composição, os pisos vinílicos são mais duráveis, resistentes a rachaduras, quebras ou amassados devido à pressão e arranhões, do que outros materiais muito mais frágeis. Além disso, eles podem absorver as forças de objetos pesados que os atingem sem danificar o pavimento sob eles.
Adequado para áreas molhadas
Devido à sua resistência à água, os pisos vinílicos são perfeitos para as áreas mais úmidas da casa, como cozinha e banheiro. Em todo o caso e para evitar acidentes, a minha recomendação é que nestas zonas utilize um pavimento vinílico com tratamento antiderrapante.
Instalação fácil
Isso é bom para você se tiver um orçamento apertado, pois a instalação do piso vinílico não exige a remoção do piso anterior, pois é colocado em cima. Isso representa uma economia significativa de tempo e dinheiro, pois é uma instalação rápida, simples e limpa, principalmente devido aos formatos de instalação em que são apresentados.
Grande variedade de desenhos
Você pode encontrar muitos revestimentos de vinil que imitam muito bem diferentes tipos de materiais, como madeira, pedra e cerâmica. Com diferentes acabamentos e cores, este tipo de pavimento vai permitir-lhe encontrar, de uma forma ou de outra, uma opção que se enquadra na perfeição com a decoração da sua casa.
Conforto térmico
Ao contrário dos pisos frios, os pisos vinílicos proporcionam maior conforto térmico, seja qual for a estação do ano. Na verdade, o vinil é considerado um piso neutro, ou seja, não sofre influência da temperatura externa. Esta propriedade dos pisos vinílicos os torna perfeitos para andar descalço confortavelmente mesmo nos dias mais frios, mas você também não sentirá a atmosfera sufocante dos dias mais quentes. Portanto, se você tem crianças em casa, elas podem se deitar no chão sem precisar de mais nada para manter uma temperatura confortável.
Não precisa de cera
Os pisos vinílicos são altamente duráveis e não precisam de cera para permanecerem sempre bonitos, graças às tecnologias aplicadas na composição do produto, principalmente na camada superior. No entanto, se você deseja um acabamento mais brilhante, recomendo usar cera acrílica aplicada com esfregão e de acordo com as instruções da embalagem de cada produto.
Alta higiene
Os materiais utilizados na fabricação dos pisos vinílicos evitam o acúmulo de ácaros e bactérias, por isso são especialmente limpos. Esta característica também os torna uma boa opção para instalar nos quartos das crianças e na sua cozinha ou banheiro.
Como limpar seu piso vinílico
Com alguns pontos esclarecidos, é hora de falar sobre as ferramentas que você deve ter à mão e os passos que você deve seguir para manter seu piso vinílico sempre com cara de novo.
1.- Limpeza leve
Este tipo de limpeza deve ser feito diariamente ou em um determinado número de dias por semana. Claro, isso também vai depender do grau de sujeira acumulada em sua casa, algo que você também pode controlar até certo ponto se seguir algumas dicas que vou te dar resumidamente.
As ferramentas que você vai precisar:
- Vassoura – A ferramenta que nunca falta para limpar qualquer tipo de piso. No entanto, para pisos de vinil, recomendo que você use uma vassoura de célula macia, pois um tipo de célula muito dura pode causar pequenos arranhões na superfície do piso.
- Mop de pó – O mop de pó serve como ferramenta de limpeza complementar à vassoura tradicional, mas tem a vantagem de permitir a limpeza de áreas maiores com mais rapidez, deixando a vassoura para as áreas de mais difícil acesso.
- Aspiradores – É perfeitamente seguro usar aspiradores em pisos vinílicos, mas evite usar o aspirador com barras batedoras, pois podem causar arranhões no piso.
- Mop – Não recomendo o uso de mop para limpeza frequente, pois mesmo que o piso vinílico seja resistente à água, ele pode penetrar nas bordas e acabar enfraquecendo a cola do piso. Use o esfregão apenas uma vez por semana se for absolutamente necessário.
- Limpador de piso caseiro – A fórmula mais simples para fazer um limpador de piso caseiro é misturar água, vinagre e um óleo essencial de sua escolha. Para preparar esta solução, misture uma xícara de vinagre de maçã em um galão de água morna.
1.1.- Como limpar o piso vinílico com brilho – Parte 1
O primeiro fator que você deve considerar é manter afastado qualquer objeto ou elemento que possa danificar seu piso. Para isso, comece colocando um tapete na porta para que as pessoas possam limpar os sapatos antes de entrar em sua casa. Esse detalhe ajudará você a manter elementos abrasivos como sujeira, pequenas pedras e restos de metal fora de casa. Lembre-se de que esses itens, e até mesmo a poeira, atuam como abrasivos que tiram o brilho do piso vinílico.
Certifique-se de que você e seus convidados tirem a poeira dos pés antes de entrar na casa e colocar os pés no piso de vinil. Você pode até adquirir o hábito de tirar os sapatos antes de entrar.
DICA: Coloque tapetes para os pés em áreas de tráfego intenso que tendem a acumular muita sujeira. Por exemplo, você pode colocar um tapete ao lado da pia da cozinha, já que este é um lugar onde você costuma passar um bom tempo preparando as refeições ou lavando pratos.
Tente tornar uma tarefa regular varrer ou aspirar o chão quando perceber que há poeira ou sujeira acumulada. Lembre-se de que, se você deixar passar muito tempo sem fazer essa tarefa, poderá arranhar o piso. Se for usar uma vassoura, certifique-se de que ela esteja seca e não se esqueça de bater nas áreas embaixo dos móveis, nos cantos e embaixo dos armários.
1.2.- Como limpar levemente o seu piso vinílico – Parte 2
Se por algum motivo você acha que deve usar o esfregão para limpar seu piso vinílico, saiba que não deve abusar desse método de limpeza.
Comece usando seu limpador de vinagre caseiro com água para lavar o piso de vinil. Ao usar este tipo de limpador, você evitará danificar o material e ajudará a mantê-lo sempre como novo.
DICA: O ácido do vinagre de maçã é muito bom para limpar o vinil sem deixar resíduos, o que é perfeito para manter o material em boas condições. À medida que o limpador seca, o cheiro de vinagre evapora. Se você quiser que o piso fique um pouco brilhante, adicione algumas gotas de óleo de jojoba a essa mistura.
Antes de começar a esfregar o chão, certifique-se de limpar o pó ou aspirar primeiro para remover qualquer poeira antes de prosseguir com o esfregão molhado. Uma vez que o chão esteja livre de poeira, pegue o esfregão e mergulhe-o no balde onde você preparou anteriormente seu limpador caseiro e comece a passá-lo pelo chão da mesma maneira que sempre faz, começando de dentro para a saída de sua casa.
DICA: Quando derramar líquido no piso vinílico, limpe-o imediatamente antes que seque no piso, seja água ou suco de frutas. Bebidas açucaradas são mais difíceis de limpar depois de secas, mas mesmo a água pode danificar o piso de vinil quando deixada por muito tempo. Limpar essas pequenas bagunças rapidamente ajudará a cuidar do seu piso e economiza muito trabalho a longo prazo.
Outra opção para o limpador de piso caseiro é escolher um limpador de piso comercial. Lembre-se que o vinil é muito sensível, por isso não deixe de comprar um limpador específico para esse tipo de superfície.
Como dica final, para evitar arranhões, ao mover objetos pesados pelo piso, experimente colocar uma folha de compensado contra o piso e caminhar sobre ela para não deixar marcas. Lembre-se também de colocar pedaços de feltro sob as pernas de móveis pesados e sob qualquer outra coisa que roce no chão.
2.- Limpeza profunda
Embora a limpeza regular seja essencial para que seus pisos vinílicos estejam sempre em boas condições, realizar uma limpeza mais completa pelo menos uma vez por mês também é fundamental para que a superfície permaneça sempre em excelentes condições.
O que você precisará:
- Mop – Seu esfregão tradicional. No entanto, existem algumas opções alternativas que podem funcionar ainda melhor.
- Mopas giratórias – As mopas giratórias são uma excelente opção às mopas tradicionais, pois permitem que o processo de limpeza seja realizado mais rapidamente.
- Mops em spray – Os mops em spray permitem controlar a quantidade de água ou produto que você usa em seu piso com mais facilidade e eficiência, por isso são ótimos para ajudar a proteger seu piso do excesso de líquido durante a limpeza.
- Limpador de piso caseiro – Para esta fórmula, misture uma xícara de vinagre de maçã em um galão de água morna e adicione uma colher de sopa de detergente líquido. Você também pode usar bicarbonato de sódio ou algo semelhante. No entanto, lembre-se de que um produto de limpeza comercial pode ser melhor para preservar o acabamento do piso de vinil por mais tempo.
2.1.- Como fazer a limpeza profunda do seu piso vinílico – Parte 1
Se o seu piso vinílico estiver muito sujo e estiver na hora de receber uma limpeza profunda, lembre-se de fazer primeiro uma limpeza superficial para remover qualquer resíduo que possa riscar o piso. Depois disso, aplique seu limpador com um esfregão de células de preferência macio. Isso ajudará a poeira, sujeira e fuligem que grudaram no piso de vinil a sair mais facilmente.
DICA: No mercado, você encontra panos e esfregões especiais para esse tipo de superfície, mas, por precaução, lembre-se de sempre escolher os não abrasivos para evitar maltratar e riscar a superfície.
Lembre-se também que para evitar que seu piso vinílico seja danificado, você deve evitar fazer esse procedimento com frequência, e deve sempre tentar enxaguar bem o piso para remover qualquer resíduo de sabão. Caso encontre alguns arranhões no piso de vinil, você pode tentar corrigir o problema esfregando as áreas arranhadas com óleo de jojoba ou WD-40 em um pano macio.
No entanto, arranhões mais profundos podem não desaparecer tão facilmente. Neste caso, para eliminá-los completamente, a solução definitiva é substituir os ladrilhos ou a parte danificada por um novo vinil.
2.2.- Como fazer a limpeza profunda do seu piso vinílico – Parte 2
Se você ficar com manchas muito fortes no piso, uma boa opção é usar uma mistura de pasta de bicarbonato de sódio. Essa mistura funciona muito bem para remover marcas de alimentos que, de outra forma, seriam muito difíceis de remover. Tudo o que você precisa fazer é misturar água suficiente com bicarbonato de sódio para formar uma pasta grossa. Em seguida, pegue um pano limpo para esfregar a área suja e outro pano para removê-la. Lembre-se de que essa mistura é levemente abrasiva, portanto, você deve removê-la após terminar a limpeza.
Caso encontre manchas de maquiagem e tinta no seu piso, basta usar um pano com álcool e esfregar sobre as manchas. O álcool pode ajudar a remover manchas sem causar danos, mas nem pense em usar acetona para isso.
Quando terminar de remover as manchas, enxágue com água limpa para remover qualquer resíduo, incluindo álcool, bicarbonato de sódio e até sabão, pois essas substâncias se acumulam na superfície e danificam o piso com o tempo.
Como remover cola de piso vinílico
Se por algum motivo você decidir remover uma parte do piso vinílico para substituí-lo, não se preocupe, é uma tarefa mais fácil do que você imagina.
A primeira coisa é remover os ladrilhos de vinil adesivo, descascando-os com uma espátula. Ao removê-los, você notará que haverá vestígios de cola no piso abaixo.
Para remover a cola do piso, você precisará de algum tipo de solvente. No entanto, como esses solventes também podem remover o brilho do piso sob o vinil – especialmente se for mármore, cerâmica ou madeira – outra opção é usar um limpador desengordurante. Estes últimos são menos agressivos e não danificam a superfície do solo. Após alguns minutos, raspe o adesivo com uma espátula. Isso deve sair facilmente.
BÔNUS
Como fazer um piso vinílico brilhar?
O piso vinílico é uma alternativa muito popular, principalmente para pisos de cozinha e quartos, mas se você não cuidar bem deles, eles tendem a perder o brilho com o tempo. Uma maneira de evitar que isso aconteça é cuidar de seus pisos de vinil usando uma mistura de vinagre e óleo de jojoba.
Usar vinagre de maçã para limpar pisos vinílicos semanalmente é uma excelente alternativa para dar brilho e mantê-los limpos. Este elemento não é muito forte ou abrasivo, por isso não danifica o vinil. Tudo o que você precisa fazer é misturar o vinagre com a água nas proporções que mencionei antes, adicionar algumas gotas de óleo de jojoba e aplicar com um esfregão.
Eu recomendo aplicar óleo de jojoba na mistura toda vez que você esfregar para manter o piso com um brilho bonito e duradouro.
O que você não deve fazer em superfícies de vinil?
Agora que você conhece o básico sobre como limpar seu piso vinílico, no entanto, aqui estão algumas dicas adicionais que você deve seguir no dia-a-dia para evitar causar mais danos ao seu piso vinílico.
- Evite esfregar com muita força, pois isso ajuda a tirar o brilho do piso vinílico
- Nunca use facas ou ferramentas semelhantes para remover substâncias secas que grudaram no chão, pois isso pode deixar marcas permanentes
- Não use produtos de limpeza abrasivos, pois eles apenas ajudam a remover ainda mais o brilho
- Não deixe o piso vinílico ficar muito molhado, você sabe que isso danifica a cola
- Tenha cuidado se tiver móveis com rodas, pois ao movê-los deixarão marcas no chão
- Não use amônia ou alvejante para limpar seus pisos de vinil, você pode danificá-lo permanentemente
- Não use o aspirador com a escova, pois pode riscar o chão
E a limpeza a vapor?
Embora você possa se surpreender com os resultados que pode obter ao usar um esfregão a vapor em outros tipos de pisos, essa ferramenta de limpeza não é a mais adequada para limpar pisos de vinil. Este esfregão emite vapor a alta temperatura para limpar pisos sem o uso de produtos químicos, mas no caso de pisos de vinil, pode danificar irremediavelmente o material do piso. Lembre-se que o calor extremo não é um bom amigo do vinil moderno e decorativo.
Perguntas frequentes
1.- Como limpar o piso vinílico?
A maneira mais simples e menos agressiva de limpar seu piso vinílico no dia a dia é usar a tradicional vassoura macia para remover os resíduos que podem riscá-lo. Você também pode simplesmente limpar com água e um esfregão, mas para limpeza diária não é recomendada.
2.- Como posso dar brilho ao meu piso vinílico?
Você pode usar uma combinação de água, vinagre de maçã e óleo de jojoba durante a limpeza do esfregão para ajudar a manter o piso de vinil brilhante por mais tempo.
Palavras finais
Com estas dicas que dei sobre como limpar o piso vinílico, você poderá manter todos os seus pisos em perfeitas condições por mais tempo. O mais importante a lembrar é que este é um tipo de piso muito pratico, para que com pouca manutenção e considerando os cuidados que já indiquei, você poderá manter seu piso sempre limpo e em perfeitas condições.