Descubra como limpar sozinho a sua máquina de lavar facilmente
Os eletrodomésticos realmente revolucionaram nosso dia a dia, facilitando tarefas e dando aquele suporte para as atividades rotineiras. Dentre eles, destacamos hoje a máquina de lavar roupa. Hoje já não mais obrigatória nas residências, dada a existência de lavanderias diversas, a máquina de lavar roupas continua sendo de grande ajuda na rotina.
Útil pra quem vive sozinho, divide ou mora em casal, a máquina dá certa liberdade em termos da gestão do vestuário e dos itens da decoração. Assim, ela permite que as roupas estejam sempre em ordem, para qualquer eventualidade, além de permitir estoque de toalhas limpas e panos para a limpeza da casa, ou apartamento.
Mas a máquina de lavar não dura para sempre, como todo eletrodoméstico. Além disso, ela vai acumulando sujeira, restos de tecido, fiapos, agregados de sabão em pó, cabelos, papel, etc. Por isso é de vital importância que ela receba uma manutenção constante, e olha que legal, você pode fazer isso!!
Sim, não estou zoando não, podemos fazer a limpeza da máquina de lavar de modo bem simples. Com materiais como água sanitária, vinagre e bicarbonato de sódio podemos deixar a máquina limpa, o que ainda ajuda na sua vida útil. Mas calma, pode deixar que vou apresentar o passo a passo do que você vai precisar fazer para limpar a sua!
Figura 1. Limpeza da máquina de lavar. Fonte: Acessa.
Como fazer higienização na máquina de lavar roupa?
É aqui que vocês se perguntam “quando e como é que eu vou limpar a minha máquina de lavar”, e eu respondo: frequentemente e de modo bem simples. Como outros equipamentos, como o ar condicionado, a frequência na limpeza da máquina de lavar vai depender do quanto ela é utilizada.
Assim, em uma lavanderia movimentada, recomendaria-se uma limpeza semanal. Em repúblicas, ou quando dividimos o apê ou casa com muitas pessoas e uma máquina, o ideal seria uma limpeza a cada 15 dias. Já morando sozinho, ou em casal, uma limpeza bem feita a cada mês já entrega um bom funcionamento da máquina de lavar.
Tendo a frequência ideal, pra cada realidade, vamos agora tratar dos equipamentos para essa higienização. Você vai precisar de itens simples, que provavelmente já tenha em casa. Sabão neutro, flanela, cloro, água sanitária, vinagre e bicarbonato, são os itens que podem ser usados. Você não vai utilizar todos eles, mas combinações, que vou logo apresentar.
Como limpar a máquina de lavar roupa por dentro?
A primeira indicação, que pode parecer boba, é verificar se não foi esquecida nenhuma peça de roupa dentro da máquina, ou pano, cortina, etc. Precisamos dela vazia, para que a combinação do produto utilizado e a opção de lavagem permitam a limpeza da máquina. Além disso, da parte de dentro, ainda precisamos considerar outros 3 elementos.
O primeiro deles é qual o modelo de máquina de lavar que você possui: se com tampa superior ou frontal. E o que isso influencia? Basicamente na presença ou não de filtro removível, além da importância da higienização correta da borracha de vedação da máquina frontal.
Figura 2. Máquina com tampa superior
O segundo detalhe é justamente verificar se o filtro, para pelos, cabelos, fiapos, da máquina com tampa superior é removível ou não. Caso seja removível, devemos tirar manualmente o excesso de resíduos e sujeira, utilizando também uma escova de dente – velha mesmo – para ajudar na limpeza. Passar na água corrente, secar o filtro e encaixar novamente.
O terceiro elemento para higienização, além da parte interna, é a limpeza das “gavetinhas” do sabão em pó e do amaciante. O procedimento correto então é remover os compartimentos e com uma escova de dente limpar com uma mistura de vinagre e água, para retirar os resíduos endurecidos. Depois, enxaguar, secar e recolocar na máquina.
Ainda, antes de partirmos para o passo a passo da limpeza, falemos um pouco do que podemos fazer diariamente para deixar a máquina de lavar “tinindo”. A recomendação é passar um pano úmido com água morna e detergente neutro no cesto da máquina, ao final de cada ciclo de lavagem, e depois secar bem o interior.
Além de secar, recomenda-se deixar sempre que possível a porta da máquina aberta, o que evita a formação de mofo. Importante também é limpar e secar as borrachas de vedação da máquina com abertura frontal, além do cesto interno. Escolha também sempre esponjas e escovas macias e não use mangueiras ou jogue baldes dentro da máquina de lavar roupas.
Dicas práticas para limpar a máquina de lavar com receitas caseiras!
Como limpar a máquina de lavar com vinagre e bicarbonato
Para facilitar vamos diferenciar o passo a passo para a parte interna e externa da máquina de lavar roupas:
Parte Interna:
- Primeiro, configure a máquina para um ciclo longo e nível alto de água;
- Depois, já com a máquina cheia de água, despeje 1 L de vinagre de álcool
; - Deixe a máquina funcionar por alguns minutos, 10 por exemplo, e pause o ciclo para adicionar o bicarbonato;
- Adicione uma xícara de chá do bicarbonato de sódio e deixe a máquina parada por 30 minutos;
- Na sequência, inicie o ciclo que foi pausado e deixe ir até o final, para que a mistura possa ser completamente enxaguada do interior da máquina.
Parte Externa:
- Junte duas colheres de vinagre e uma de bicarbonato, até formar uma pasta, e aplique com um pano sob o lado de fora da máquina;
- Após limpar a superfície, com a pasta, umedeça um pano com água e retire o excesso;
Fazer a limpeza com água sanitária
Aqui o procedimento é parecido, mas cuidado, tome cuidado com a primeira lavagem após a limpeza da máquina de lavar. E qual o motivo? Alguns resíduos da água sanitária podem ficar no cesto, mesmo depois do enxágue, o que pode manchar peças escuras.
Parte Interna:
- Primeiro, despeje 500 mL de água sanitária dentro do cesto da máquina de lavar;
- Selecione o nível máximo de água e inicie o ciclo mais longo de lavagem;
- Deixe a máquina operar até o final do ciclo, para o enxágue completo da mistura;
Parte Externa:
- Umedeça um pano em água morna e sabão neutro
, para limpar toda a superfície externa da máquina; - Passe ainda um pano umedecido para retirar o excesso de sabão;
Como limpar a máquina de lavar com cloro
Figura 3. Máquina frontal. Fonte: melhordolar.
O cloro nesse caso é indicado para os modelos com porta frontal, para desinfecção da borracha que veda a porta.
- Prepare uma solução com 1 L de água morna e uma xícara de cloro líquido;
- Depois, com a ajuda de uma esponja macia, passe a solução por todo o interior da máquina de lavar (utilize luvas para manipular a solução);
- Ao passar a esponja, puxe cuidadosamente as borrachas para limpar e remover os resíduos de sabão e mofo. Deixe a solução agir na borracha por 5 minutos;
- Depois, com um pano macio, seque o interior da máquina e as borrachas;
- Ligue a máquina e coloque para funcionar o ciclo completo, para retirar o excesso de cloro;
- Terminado o ciclo, seque a máquina e deixe a porta aberta;
E com isso terminamos as dicas para a limpeza da sua máquina. Agora trate de manter ela sempre limpa em! Ah, e tenho dicas também de como limpar o seu ar condicionado com o aspirador de pó! Não percaaaaa!