Para manter seus pisos limpos o tempo todo, você precisa esfregar regularmente para obter um ambiente livre de germes. Você pode usar um aspirador de pó para facilitar o trabalho, mas nada supera a limpeza tradicional. É a escolha perfeita para a limpeza adequada de pisos duros. A limpeza tradicional é mais barata, mais conveniente e mais rápida do que usar outras ferramentas de limpeza.
Infelizmente, sujeira e germes provavelmente grudarão no seu esfregão, mesmo se você o limpar com água pura após cada uso. É necessário higienizar o seu esfregão para se certificar de que não irá introduzir germes e vírus na superfície que está a limpar na próxima vez que o utilizar.
Felizmente, limpar e higienizar seu esfregão não é algo difícil de fazer. No entanto, ainda requer esforço e um pouco do seu tempo. Dessa forma, você pode ter certeza de que a área ou superfície que estiver limpando com o esfregão ficará realmente limpa.
Conheça seu esfregão mop primeiro
Antes de elaborar um plano de limpeza do esfregão, você precisa conhecer e entender certas coisas sobre o esfregão que possui e ajudá-lo a criar uma estratégia melhor para a limpeza. Você precisa saber o tipo de material do seu esfregão, se o cabeçote é destacável, adequado para máquinas de lavar e outras coisas importantes. Você precisa ver se é hora de mudar para outro esfregão, que atenda às suas preferências e lhe dê a maior comodidade e facilidade na limpeza.
Considere os seguintes tipos de esfregões que são os mais comumente disponíveis no mercado:
esfregão de barbante
Este tipo de esfregão é mais ideal para limpar pequenas áreas, cantos e recantos difíceis. A corda permite limpar as áreas de difícil acesso sem problemas.
esfregão de pano
Este tipo de esfregão pode cobrir uma grande superfície e é perfeito para grandes áreas de piso. Leva menos tempo para terminar de esfregar o chão. É especialmente útil quando você está sempre competindo pelo tempo.
esfregão tudo em um
Como o nome sugere, este esfregão pode cobrir a maioria das suas necessidades de limpeza. É ideal para pessoas que desejam terminar a limpeza rapidamente.
Frequência de limpeza do seu esfregão mop
É importante limpar o esfregão sempre que o utilizar. Você precisa ter certeza de que seu esfregão não retém resíduos de sabão, germes e sujeira que possam contaminar a superfície que será limpa na próxima vez.
Se você está esfregando o chão todos os dias, também precisa limpar seu esfregão todos os dias. Se você estiver esfregando em dias alternados, precisará limpar seu esfregão a cada dois dias. A frequência de limpeza do seu esfregão depende do uso.
Como manter seu esfregão limpo
Lavando o esfregão
Depois de terminar de esfregar as áreas que você precisa limpar, você precisa lavar o esfregão imediatamente. Se o seu esfregão tiver parte removível, é melhor desmontá-la primeiro e depois enxaguá-la em água corrente. Isso pode ajudar a se livrar da sujeira dentro das fibras do esfregão. Espere que este processo seja um pouco problemático devido a respingos.
Você pode optar por comprar um balde de esfregão para eliminar os respingos indesejados. Escolha o tamanho e a forma do balde que podem caber perfeitamente no seu esfregão.
Para se livrar completamente dos resíduos de sabão e germes, você pode jogar o esfregão na máquina de lavar e lavá-lo bem. Considere escolher a configuração mais quente da temperatura. Lave o esfregão até que a água fique clara e não mais turva.
Secando o esfregão
Mergulhar o esfregão em uma solução de água ou não torcê-lo adequadamente após a lavagem só pode aumentar a possibilidade de desenvolvimento de bactérias. É importante torcer bem o esfregão após a lavagem e retirar o máximo possível o excesso de água. É muito melhor se você puder deixar a cabeça do esfregão praticamente seca.
Você também pode jogar a cabeça do esfregão lavado no spinner e dar uma boa centrifugada para secar. Você pode secá-lo ao sol ou usar um ventilador elétrico. Você pode escolher qualquer método para usar, mas certifique-se de secar o esfregão.
Após a secagem, você deve manter seu esfregão em local fresco e seco para evitar o crescimento de bactérias e germes.
Imersão em uma solução de limpeza
Lavar o esfregão depois de usá-lo nem sempre é suficiente. Eu recomendo que você mergulhe seu esfregão a cada 3 ou 4 limpezas em uma solução de limpeza para limpar profundamente o esfregão. Fazer isso pode impedir que seu esfregão emita um odor desagradável e ele permanecerá completamente limpo.
Você pode limpar profundamente seu esfregão a cada três ou quatro usos – dependendo da aparência e cheiro da cabeça do esfregão. Você pode prosseguir com a limpeza profunda quando a cabeça do esfregão já estiver suja e sem brilho, apesar de limpá-la regularmente.
Você pode tentar esta solução de limpeza para a cabeça do esfregão:
– Um litro de água quente
– 1/2 xícara de água sanitária
– 1 xícara de vinagre branco
Misture tudo bem em um balde antes de mergulhar a cabeça do esfregão na solução. Deixe de molho por 10 minutos. Torça-o e deixe-o secar.
Limpando um esfregão seco
Não é apenas o esfregão úmido que você precisa limpar, até mesmo os esfregões secos merecem seu amor e atenção. Entre um esfregão molhado e um esfregão seco, este último é muito mais fácil de limpar. Você só precisa dar uma boa sacudida no seu esfregão seco fora de sua casa. O objetivo é remover a poeira que gruda teimosamente no esfregão.
Se agitar não for suficiente, você pode limpar o esfregão usando água morna com detergente. Deixe de molho por um tempo e depois torça. Seque-o bem antes de guardá-lo.
Quando substituir a cabeça do esfregão
Depois de algum tempo, você precisa substituir a cabeça do esfregão para garantir que o piso e os arredores continuem a receber o tipo certo de limpeza.
Para obter o melhor resultado, você precisa substituir o cabeçote do esfregão de algodão após 20 a 30 lavagens. Se tiver dificuldade em controlar o número de lavagens, pode optar por substituir a cabeça do esfregão após 2 ou 3 meses.
Se você estiver usando um esfregão de microfibra, eles são muito resistentes. Você pode usá-lo até 500 lavagens ou mais.
Dicas essenciais ao esfregar
Considere estas dicas ao limpar um esfregão seco.
1. Use dois baldes ao limpar.
Use dois baldes cada vez que limpar – um com água pura e outro com solução de limpeza ou sabão. Mergulhe em um balde com sabão, esfregue a área para limpar e mergulhe o esfregão em água pura para remover a sujeira. Repita este processo até cobrir as áreas que precisam de limpeza.
2. Limpe os banheiros por último.
Os banheiros são provavelmente os que contêm mais sujeira e germes. É prudente limpá-los junto com outras áreas que estão cheias de germes e bactérias. Isso pode evitar a propagação de germes e bactérias para outras áreas, pois os locais mais problemáticos serão a última parada que precisa de uma limpeza séria.
3. Substitua a cabeça do esfregão imediatamente quando já estiver com mau cheiro.
É melhor substituir a cabeça do esfregão malcheiroso imediatamente antes que se torne portadora de germes e bactérias e contamine os outros lugares.
4. Guarde o esfregão de cabeça para baixo.
Depois de secar completamente, você precisa guardar o esfregão de cabeça para baixo para evitar que a cabeça do esfregão toque o chão. O contato com o piso úmido pode levar à ocorrência de mofo.
5. Aproveite a máquina de lavar louça.
Para o seu esfregão à base de espuma, você pode usar a máquina de lavar louça para limpá-lo. O material usado no esfregão à base de espuma não é apropriado para máquinas de lavar roupa.
6. Use soluções de limpeza naturais ou suaves.
Escolha soluções de limpeza menos fortes para aumentar a eficiência e eficácia do seu esfregão, bem como prolongar a vida útil do seu esfregão.
Pode parecer muito trabalho à primeira vista, mas tudo se tornará fácil à medida que você se acostumar. Você será capaz de desenvolver bons hábitos quando se trata de limpeza.