O mofo pode tomar conta de suas roupas, e é contra isso que você deve travar uma guerra. Vamos estudar como tirar o mofo das roupas.
Os esporos existem ao ar livre e dentro de casa em condições úmidas e, como fungos, crescem em todas as superfícies. Potencialmente, o mofo pode causar problemas de saúde e, além disso, emitir odores fortes e nojentos.
Seria melhor estar familiarizado com alguns truques para se livrar do crescimento de mofo e odores. Isso porque, se por acaso, você esquece as roupas na máquina de lavar, dobra uma camiseta ainda úmida e guarda na comoda ou deixa uma toalha úmida em uma bolsa fechada. Isso oferece a oportunidade de expansão do mofo.
Neste guia, forneceremos algumas dicas sobre como remover o mofo das roupas para todas as opções mencionadas. Isso porque, felizmente, existem várias opções de soluções comerciais e naturais disponíveis, incluindo lavar à mão, usar uma máquina de lavar ou lavar suas roupas a seco.
Compreendendo os sinais de crescimento de fungos
Sentir um cheiro forte de mofo e desagradável é normalmente um sinal geral de invasão de fungos, mas outros indicadores podem ajudá-lo a identificar a presença de esporos.
- Alergias: a chance de coceira nos olhos, coriza e espirros indica que há mofo e esporos.
- Manchas: a tonalidade das manchas nas roupas varia de acordo com a idade, origem e / ou fonte de nutrientes do mofo. Alguns mofo podem ser de cores laranja ou vermelho, mas naturalmente, sua cor varia entre o preto e o verde.
- Erupção cutânea: se por acaso você tiver uma reação na pele ao entrar em contato direto com suas roupas, há uma chance significativa de presença de mofo.
Por que é importante tirar o mofo das roupas?
O cheiro de mofo pode demorar para incomodar, mas preparasse para agir, removendo-o; entretanto, se não for forte o suficiente, é possível que você até mesmo ignore. Isso depende dos esporos presentes e, se o cheiro não for forte o suficiente, existe apenas uma pequena quantidade deles.
1. Para prevenir problemas de saúde
O mofo pode causar uma variedade de problemas de saúde, incluindo asma, algumas reações alérgicas e outras complicações respiratórias. No entanto, embora alguns apresentem sintomas, outros não, porque as pessoas reagem de várias maneiras diferentes.
Estudos demonstraram que as crianças, principalmente aquelas expostas aos fungos antes dos sete anos, têm um risco elevado de desenvolver asma porque geralmente são sensíveis a fungos.
2. Para acabar com sua multiplicação
Ser pró-ativo e remover o mofo das roupas no instante em que você suspeitar de sua presença é fundamental porque eles podem fornecer a única margem de manobra para entrar em sua casa. Uma vez que os esporos viajam pelo ar mais rápido e mais longe, é muito enganoso presumir que seu crescimento está localizado apenas em suas roupas.
Os esporos podem crescer e florescer dentro de um a dois dias em condições úmidas ou durante o inverno. Além disso, lembre-se de que eles podem hibernar e resistir a condições ambientais desfavoráveis, como clima seco e ensolarado.
3. Mantenha suas roupas impecáveis
Com o tempo, o mofo degrada as roupas com fibras naturais, o que além de torná-las horríveis e com um cheiro horrível, as enfraquece e desbota as cores.
Como tirar o mofo das roupas
Existem inúmeras opções para remover o mofo de suas roupas, independentemente da técnica de lavagem que você escolher.
1. Técnicas de lavagem
Aqui estão as maneiras ideais de remover o mofo para cada técnica que você usa: uma lavar a seco, ou na máquina ou lavar a mãos.
Máquina de lavar
Várias máquinas de lavar possuem um “modo de lavagem a quente” que permite lavar roupas em temperaturas que chegam a 60 celsius, provavelmente matando a maioria das espécies de fungos. Lavar e secar roupas podem ser suficientes se a infestação ainda estiver sob controle.
- Separe as roupas infectadas. Evite misturar roupas mofadas com as não afetadas, pois os esporos podem se espalhar.
- Lavar com as temperaturas mais escaldantes. Água quente ou fria não tem impacto sobre a eliminação do mofo. Portanto, temperaturas mais altas são ideais. Porém, evite temperaturas extremamente altas para não estragar o tecido.
- Adicione um pouco de detergente. Detergente para a roupa de todos os dias funcionaria muito bem.
- Aditivos não obrigatórios. A adição de vinagre, bórax, alvejante ou outros ingredientes pode variar um pouco. Para maquinas com portas dianteiras, use o receptáculo separado do compartimento de detergente. No entanto, para máquinas convencionais, abra-o e despeje os aditivos imediatamente.
- Limpe suas roupas. Use um programa da sua máquina para que possa ter duas rodadas completas.
- Seque-os. Pendure suas roupas sob os raios solares naturais diretos, que matam os fungos, do lado de fora.
- A opção mais seca. Assim que a segunda rodada for concluída, transfira as roupas para o secador instantaneamente.
Aviso!
Às vezes, o odor não desaparece, o que é um sinal revelador de que os esporos ainda estão dentro do tecido. Portanto, é recomendável que você não seque, mas mergulhe-os em bicarbonato de sódio ou vinagre por vinte minutos antes de lavá-los novamente.
Lavagem à mão
Uma recipiente grande ou balde cheio de água quente é suficiente para lavar uma única toalha ou peça de roupa.
- Despeje água no balde. Encha um grande balde ou recipiente com água quente.
- Coloque detergente. Adicione uma copo de sabão em pó
- Adicione removedores de mofo comercial ou natural. Uma combinação ou um dos aditivos listados abaixo pode funcionar muito bem.
- Mergulhe as roupas na solução. Vinte minutos de imersão devem ser suficientes.
- Enxágüe e seque. Use um procedimento semelhante ao da lavagem à máquina.
Para uma invasão mais significativa do mofo no tecido, você deve usar uma combinação de lavagem à mão e lavagem à máquina. Se for esse o caso, enquanto lava à mão e deixe o tecido de molho por cerca de vinte minutos a uma hora antes de colocar na máquina.
Limpeza à seco
Às vezes você tem roupas que exigem um profissional que lida com roupas que só podem ser lavadas a seco. Se for esse o seu caso, escove o máximo de mofo que puder, com cuidado. Ajudaria se você avisasse a lavanderia sobre a condição e certifique-se de identificar as manchas de mofo em seu tecido que precisam ser removidas.
2. Ingredientes naturais
Ingredientes naturais são mais viáveis se você preferir manter uma casa sem produtos químicos.
Bórax
Com a água quente, essa substância, descoberta há quatro milênios, transforma as moléculas de água no removedor de mofo natural chamado peróxido de hidrogênio. É uma substância mais comum usada na remoção de mofo hoje.
O bórax ajuda a eliminar bactérias fedorentas e funciona melhor na remoção de odores, além de ser um fungicida, herbicida, desinfetante e herbicida proficiente.
No entanto, misturá-lo com água requer um pouco de preparação, pois não forma soluções prontamente.
- Crie uma mistura. Misture meia quantidade de bórax em um balde grande de água quente.
- Mexa para misturar a mistura. Alternativamente, um detergente conteúdo Bórax pode ser usado, mas Bórax puro está bem, mas certifique-se de mexer a mistura até que fique uniforme.
- Lavar as roupas. Para as lavadoras, despeje a mistura dentro e opere a máquina em duas voltas completas. Para lavar as mãos, certifique-se de mergulhar as roupas na mistura por vinte minutos e deixe-as de molho.
Aviso!
Há uma possibilidade incrível de intoxicação quando você ingere Bórax e pode causar coceira nos olhos.
Bicarbonato de sódio e vinagre
O vinagre é um removedor natural de mofo regular, mas eficiente, graças às suas propriedades antimicrobianas e antifúngicas.
Trabalhando em conjunto com o bicarbonato de sódio, que principalmente remove os odores e seca o tecido, alterando os níveis de PH do tecido, eles resultam em uma obra-prima de remoção de mofo em suas roupas.
- Lavagem inicial. Sem derramar detergente na máquina de lavar, adicione uma xícara de vinagre branco.
- Lavagem subsequente. Despeje meia xícara de bicarbonato de sódio.
Cuidado!
Para evitar a formação de vapores perigosos, EVITE misturar água sanitária e vinagre.
Óleo da árvore do chá
Graças aos altos níveis de concentração do óleo, ele possivelmente não vai dor muito no bolso, apesar de ser mais caro do que outros produtos de limpeza. É totalmente eficiente e uma garrafa pode servir a você de diversas maneiras na remoção de mofo e fungos.
No entanto, para evitar manchas mais oleosas em suas roupas, certifique-se de comprar o óleo em sua forma pura, em vez dos tipos sintéticos com aditivos. Isso ocorre porque a qualidade normalmente difere em cada marca e, portanto, algumas podem ser menos úteis.
- Faça uma mistura. Coloque uma solução contendo uma xícara de água fervente e uma colher de sopa de óleo da árvore do chá em um borrifador.
- Spray. Assegure-se de borrifar completamente o pano, alcançando todas as partes.
- Molhe o pano. Deixe o pano embeber por dez minutos.
- Lavar. Esvazie os restos da garrafa na máquina de lavar ou no lavatório.
O azeite de oliva pode ser um substituto perfeito para o óleo da árvore do chá se seu odor não for atraente.
Cuidado!
Mantenha a garrafa fora do alcance de crianças e animais de estimação. Além disso, não se preocupe muito com o cheiro da substância, pois ele se dissipará em algumas horas após a lavagem de suas roupas.
Peróxido de hidrogênio
Para esta substância
3. Produtos comerciais
Produtos comerciais podem ser uma opção se você não tiver os ingredientes acima em sua residência. Esses incluem:
Escova e detergente
Você deve ter cuidado ao usar escova e detergente para remover o mofo das roupas, pois os esporos podem entrar em seus pulmões ou se espalhar em superfícies adjacentes. Portanto, é aconselhável usar um espaço com ventilação adequada ou uma lugar improvisado ao ar livre.
- Escovar. Faça o possível para remover o máximo de mofo, mas certifique-se de usar uma escova de cerdas macias para evitar que o tecido seja danificado. Para áreas menores, uma escova de dentes pode fazer o truque muito bem.
- Spray. Aplique uma pequena quantidade de removedor de manchas ou um detergente comercial uniformemente nas roupas.
- Absorver. Deixe o líquido penetrar no tecido em trinta minutos.
- Lavar. Lave à mão ou use uma lave na maquina com água quente.
Ventilação apropriada
A circulação de ar fresco é fundamental, portanto, deixe os ventiladores de teto ligados e as janelas abertas para manter sua casa e os armários bem ventilados. Além disso, coloque seus móveis de forma que não toquem nas paredes.
Outra dica, arrume seus tapetes, mantenha-os secos para destruir os paraísos que promovem o crescimento de fungos móveis.
E por ultimo, feche as janelas para evitar a umidade quando estiver chovendo.
Use um desumidificador
Ao guardar suas roupas, certifique-se de colocar algum desumidificador
O desumidificador pode ser colocado dentro de um armário, mas se você preferir manter o cômodo onde também guarda suas roupas, recomendo que compre um desumidificador elétrico
Dessa forma, ele controlará os níveis de umidade não apenas ao redor das roupas, mas também nos porões e quartos onde você as guarda. Caso contrário, o uso de desumidificadores também pode ser útil para secar roupas em ambientes fechados.
Inspecione os filtros do seu ar condicionado
Se você tiver um ar condicionado, lembre-se de substituir os filtros com freqüência. Provavelmente depois de um ou três meses, e conduza inspeções regulares para evitar o crescimento de alérgenos e mofo nos sistemas de resfriamento, aquecimento e ventilação.
Lavando o mofo
Por mais complicado que pareça domar a multiplicação de bactérias, ainda é viável para uma casa livre de mofo, apesar de estar sempre presente em ambientes internos e externos.
Substituir filtros de ar, ventilar a casa, manter baixos níveis de umidade e usar desumidificadores podem prevenir o crescimento de mofo.
Existem inúmeras outras maneiras de se livrar do mofo, incluindo lavar as mãos, usar lavadoras e lavar a seco para as roupas.
Você também pode usar bicarbonato de sódio, bórax, alvejante, peróxido de hidrogênio e alguns detergentes supressores de mofo para o dia-a-dia.