Guia passo a passo: como limpar um piso


Todo mundo adora seus pisos sempre limpos. O único problema é como podemos limpá-los da melhor maneira. Na maioria dos casos, os nossos pavimentos apresentam alguns riscos e resíduos e procuramos sempre livrar-nos dessa sujidade.

Existem diferentes soluções que você sempre pode optar. No entanto, você deve ter muito cuidado para evitar danificar seus pisos. Portanto, é aconselhável usar uma solução de limpeza adequada e um tipo de esfregão que remova apenas os resíduos.

A limpeza é uma tarefa tão mais fácil sempre que você tem orientações suficientes e corretas. Assim, com o nosso guia abaixo, você pode facilmente limpar seu piso a qualquer momento e deixá-lo brilhando como desejar. Vamos prosseguir e obter as informações detalhadas sobre o que é preciso para tudo isso.

Com que frequência você deve limpar o chão?

A maioria das pessoas está ciente de que devemos limpar nossos pisos com mais regularidade. No entanto, isso dependerá do tipo de piso que você possui e do tipo de limpeza que costuma realizar.

Você pode optar por aspirar ou varrer o chão todos os dias. Cada vez que você remove as partículas de poeira é uma maneira de manter o piso limpo e evitar o acúmulo de detritos.

  • Se você mora em áreas de alto tráfego, é aconselhável varrer o chão todos os dias. Isso inclui suas cozinhas e entradas, porque as partículas de poeira se depositarão nesses lugares.
  • Se não houver muito tráfego, você não precisa varrer diariamente, mas pode fazê-lo pelo menos uma vez por semana.

Sempre que você precisar limpar profundamente o seu quarto, você deve pegar um esfregão molhado. Isso não precisa ser regular. Você pode fazer isso sempre que tiver algumas manchas difíceis, manchas pegajosas ou manchas difíceis.

A frequência com que você esfrega ou varre seu quarto depende muito do tráfego que esse quarto tem.

  • Se tiver menos circulação, você pode esfregar pelo menos uma vez por mês.
  • Com maior circulação que tem animais de estimação e crianças, é indicado limpar com esfregão úmido pelo menos uma vez por semana.

Você deve sempre lembrar que você não pode molhar todos os tipos de pisos. Para superfícies delicadas, como superfícies de madeira ou laminados, é aconselhável usar um esfregão spray.

Como limpar um piso da melhor maneira

A limpeza de pisos sempre requer um pouco de trabalho muscular, e quanto mais sujos forem seus pisos, mais difícil você precisará esfregar. Alguns cenários podem até exigir que você use um raspador além do esfregão.

Lembrar! Quando terminar de esfregar, você deve sempre terminar o trabalho com uma limpeza final com um esfregão não químico. Isso ajuda a evitar que os produtos químicos permaneçam nas superfícies do piso. Esses produtos químicos podem facilmente danificar seus pisos.

A limpeza do piso é uma tarefa tão fácil com as ferramentas certas. Vamos dar uma olhada no que você vai precisar.

Requisitos:

  • Solução de limpeza
  • Mop molhado com diferentes cabeças de mop
  • Água
  • Vassoura, aspirador ou esfregão
  • 3 Baldes
  • Um raspador de plástico

Passos para limpar o chão

1. Organize suas operações de limpeza de piso

Antes de começar sua tarefa de limpeza, você deve limpar a área removendo quaisquer obstáculos ou itens naquela sala. Você deve remover todos os objetos para evitar distrações enquanto limpa. Geralmente, você não precisa remover os móveis ao limpar o piso. Tudo o que você precisa fazer é separar as cadeiras e mesas para uma limpeza adequada.

2. Livre-se de qualquer sujeira ou poeira primeiro

Quando o palco estiver pronto, comece removendo poeira, areia e quaisquer partículas de sujeira soltas. Aqui, você pode usar um esfregão, uma vassoura ou um aspirador de pó. O ideal é usar um aspirador de pó, pois os outros dois tendem a empurrar as partículas de sujeira para longe em vez de recolhê-las. Sem considerar o que você usa, você deve manter os pisos secos enquanto realiza essas operações. Pode ser muito difícil fazer isso quando o piso está molhado, principalmente ao usar uma vassoura ou esfregão. Isso até deixará alguma sujeira e manchas que secarão no chão com o tempo.

Além disso, você nunca pode usar um aspirador com água. Se você tiver alguma sujeira teimosa, como chiclete preso ou comida caída, você pode usar uma faca ou raspador para removê-la.

Para limpar embaixo de aparelhos e cantos apertados, você pode usar uma escova para remover partículas de sujeira.

3. Escolha o esfregão e o limpador certos

Antes de passarmos para o estágio de limpeza, vamos escolher a solução de limpeza e o esfregão certos. Isto é o que você deve considerar.

As soluções de limpeza

O tipo de limpador que você escolher deve se adequar ao tipo de piso. Pisos diferentes exigem produtos de limpeza diferentes. Por exemplo, você não pode usar um para o piso de pedra para limpar um piso de madeira, pois isso removerá o acabamento. Usar o limpador errado no azulejo tornará a superfície escorregadia. Você também pode verificar o que o fabricante diz sobre os produtos químicos a serem usados ​​em determinados tipos de piso.

Depois de selecionar o limpador certo, você pode verificar as instruções de como diluir e usá-lo. Depois disso, você pode despejar as quantidades apropriadas em um recipiente de medição antes de despejá-las no balde. Você não deve derramar diretamente sem medi-los. Você deve guardar este recipiente no lugar certo para evitar qualquer tipo de confusão mais tarde. Para a solução de rejuvenescimento, você precisa misturar, pois pode usá-la diretamente em diferentes superfícies, pois possui um pH equilibrado.

O esfregão certo

Você deve garantir que você escolha o esfregão certo que melhor se adapte ao seu tipo de piso. Existem diferentes tipos de esfregões. Por exemplo, você pode usar um esfregão de esponja, se tiver uma superfície irregular, como azulejos. O esfregão de barbante é melhor para a maioria das superfícies macias. Por outro lado, um esfregão plano é ideal para esfregar úmido pisos de madeira ou laminados. Você precisa usar muita água.

A cabeça do esfregão precisa dos materiais corretos para uma limpeza eficiente. Eles devem ser projetados em microfibra, algodão ou uma mistura de poliéster e algodão. O algodão é melhor na absorção de partículas de água. Isso pode tornar o esfregão um pouco pesado ao usá-lo. Além disso, espalha mais água em superfícies como o laminado. Para esfregões de mistura de algodão/poliéster, desliza muito bem, pois não retém muita água. Além disso, eles duram mais em comparação com as cabeças de esfregão de algodão.

Aqueles feitos de materiais de microfibra absorvem água e são conhecidos por reter 7 vezes seu peso em líquido. Além disso, as fibras atraem e retêm facilmente partículas de sujeira. Você precisa lavá-lo depois de usá-lo. Ele se livrar de qualquer solo sem deixar raias para trás. A cabeça do esfregão de microfibra pode ser usada em uma ampla variedade de superfícies de piso e possui almofadas de microfibra reutilizáveis. Além disso, você deve considerar o comprimento do cabo do esfregão para operações confortáveis. Você precisará de uma alça de bom tamanho para evitar forçar ao limpar o piso.

4. Usando um sistema de 2 baldes

Agora que temos a solução certa e o esfregão certo, vamos começar a esfregar com a mop úmida.

É ideal usar um sistema de 2 caçambas para melhores operações.

  1. Você pode encher um balde com uma solução de limpeza
  2. O outro com água pura para enxaguar o esfregão

Em sua primeira rodada, você apenas obterá alguma solução no esfregão e torrá-lo úmido. Então você começa a esfregar.

Assim que o esfregão ficar sujo e você precisar de mais solução de limpeza no chão, você deve primeiro mergulhar o esfregão na água limpa para enxaguá-lo. Dessa forma, seu balde de solução de limpeza permanece limpo por mais tempo. Em seguida, basta mergulhar o esfregão no balde de solução e pronto.

5. Mova-se logicamente e em fluxo contínuo

Ao iniciar o trabalho, você pode marcar uma área para usar o esfregão. Coloque os baldes em uma extremidade e trabalhe em direção a eles. Cada vez que você estiver andando, você deve continuar movendo o esfregão lado a lado. Você nunca deve perder nenhum ponto. Conforme você vai de uma área para outra, mantenha o esfregão curvado para um trabalho contínuo. Ao esfregar, você pode girar o esfregão com frequência para garantir que está usando todas as fibras.

6. Enxágue e torça o esfregão

Faça uso do balde de enxágue regularmente para evitar empurrar a sujeira pelo chão. Se você tiver um piso mais sujo, você enxaguará com mais frequência em comparação com um piso mais limpo.

Depois de enxaguar o esfregão, você pode torcê-lo colocando o esfregão no espremedor. Aqui, você não precisa torcer o esfregão, pois o espremedor faz todas as tarefas. Você pode então remover o esfregão e se livrar de quaisquer fios extras ou soltos.

7. Enxaguando a área esfregada

Depois de esfregar com a solução, você deve repetir tudo novamente usando apenas água limpa para remover quaisquer produtos químicos deixados para trás. Continue trocando a água à medida que avança para evitar o acúmulo de partículas de sujeira. O esfregão deve ser bem torcido e esfregado no chão várias vezes. Isso ajuda a evitar qualquer tipo de estrias.

8. Secagem da área esfregada

Quando terminar de enxaguar, você pode prosseguir para secar o piso. A abertura das janelas melhora a circulação do ar e, portanto, acelera a secagem.

9. Devolução de móveis e equipamentos

Se você mudou ou removeu algum equipamento ou mobília, agora você pode substituí-los. Você pode limpar esses equipamentos antes de devolvê-los. Isso inclui;

  • Balde: Você precisa enxaguar com água e detergente para se livrar de quaisquer partículas de sujeira nas laterais ou no fundo
  • Mop de poeira: Você pode usar um aspirador de pó para limpar um mop de poeira. Isso pega todas as partículas de sujeira nele.
  • Vácuo: Tudo o que você pode fazer é desbloquear a mangueira ou a escova. Além disso, você pode substituir ou esvaziar o recipiente quando estiver cheio.
  • Mop: Você deve evitar deixá-lo no balde, pois desenvolve um cheiro estranho e bactérias. Você pode lavá-lo com água quente ou máquina de lavar e deixar secar antes de guardá-lo.

Perguntas frequentes (FAQs)

Por que o chão fica sujo depois de esfregar?

Aqui, você pode ter usado a solução errada, limpou com água suja, usado muito limpador ou não removeu nenhuma partícula solta antes da limpeza molhada. Você pode usar uma boa solução de limpeza para evitar riscos e pisos sem brilho.

Posso usar apenas água para esfregar o chão?

Isso não será eficaz se você tiver graxa no chão. Um detergente é útil para cortar o óleo e removê-lo. Você só pode usar água se o piso estiver um pouco sujo. No entanto, pisos muito sujos precisam de um detergente.

O que fazer se não houver esfregão?

Se você não tiver um esfregão, pode prender um pano de microfibra na vassoura para agir como um esfregão. Você também pode usar uma esponja ou pano macio.

Erik Salenius

Eu sou Erik, um homem de 40 anos quem gosta cuidar meu casa. Eu sou seu especialista em limpeza e manutenção doméstica, segurança doméstica e muito mais!

Postagens recentes

Exit mobile version