A ideia milenar de que apenas a mulher é responsável pelo trabalho doméstico vem sendo revista, mesmo que lentamente. O homem moderno entra como contribuinte dessa mudança, pois passa a entender que também está apto para as tarefas. Solteiros, vivendo sozinho ou não, casados, com ou sem filhos, todos estão aptos a aprender e ajudar.
Por isso, vamos discutir um pouco sobre essa questão e trazer alguns pontos de vista. Os tópicos a seguir vão então ajudar na reflexão proposta, até chegarmos aos 8 motivos para o homem também fazer o trabalho doméstico. Mas, vocês podem se perguntar “Por que 8 motivos?”. E a resposta é que existem mais motivos, mas que os 8 trazidos já ajudam.
Um homem também tem que saber fazer o trabalho doméstico
Os homens têm que saber fazer o trabalho doméstico
Não fazemos pois “instintivamente” consideramos que as mulheres “nascem” ou são ensinadas desde pequenas a saber fazer esse trabalho doméstico. Isso é então algo culturalmente arraigado na nossa sociedade patriarcal, em que a figura masculina prevalece. Mas, mesmo arraigada, lutemos para mudar essa realidade.
Então, vamos voltar ao questionamento inicial e responder: sim, eles têm que saber pois são dotados das mesmas capacidades intelectivas de uma mulher, que aprendeu como fazer o trabalho doméstico. A questão é puramente sobre o aprendizado das diversas atividades que compõem o trabalho doméstico, que está ao alcance de qualquer gênero.
O que é o trabalho doméstico?
São várias as atividades consideradas como trabalho doméstico, assim como muitos termos para se referir a elas. No caso estamos lidando aqui com o trabalho doméstico não remunerado, ou, como adotado pelo IBGE, afazeres domésticos. Mas então o que o instituto entende por esses afazeres?
Nas pesquisas tais atividades são agrupadas em oito conjuntos:
- Preparar, servir alimentos, arrumar a mesa, lavar a louça;
- Cuidar da limpeza ou manutenção de roupas e sapatos;
- Fazer pequenos reparos ou manutenção do domicílio, do automóvel, de eletrodomésticos ou outros equipamentos;
- Limpar ou arrumar o domicílio, a garagem, o quintal, o jardim;
- Cuidar da organização do domicílio (pagando contas, contratando serviços, orientando empregados);
- Fazer compras ou pesquisar preços de bens para o domicílio;
- Cuidar dos animais domésticos;
- Outras tarefas domésticas.
E essas categorias são úteis para a extinta Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) e sua sucessora, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADc). Mas, ao considerarem esses oito conjuntos, têm-se resultados que mascaram a realidade.
Por exemplo, em termos da proporção dos maiores de 14 anos que dizem desempenhar tarefas domésticas, temos 92% das mulheres e 78,5% dos homens, para o ano de 2020. Mas, nesse caso, uma análise mais atenta logo verifica que as atividades que os homens realizam são mais leves e menos frequentes.
Basicamente os homens realizam pequenos reparos na casa, veículo, limpam a garagem, pagam contas e contratam serviços. Diferentemente das mulheres, que realizam as tarefas mais pesadas e recorrentes, como preparar a comida, lavar a roupa, a louça, limpar a casa, cuidar dos filhos, etc. Existe aí então um grande desbalanço na divisão de tarefas.
O que tem levado mais homens a fazer trabalhos domésticos?
Como vimos existe um desbalanço grande entre homens e as mulheres em relação ao trabalho doméstico. Contudo, mesmo que devagar, essa postura tem sido combatida. Em grande parte devido a ação das próprias mulheres, que ao adentrarem no mercado de trabalho diminuíram as horas consumidas para as atividades domésticas.
Os homens, entretanto, tem começado a mudar de postura tanto pela referência feminina como pelo ganho de imagem proporcionado. Mas como assim? É que um homem que sabe realizar, ou que esteja disposto a aprender, e ajudar no trabalho doméstico ganha vantagem na hora da paquera, quando comparado ao “homem das cavernas”.
Além disso, os solteiros também têm interesse sobre como manter um lar. E, buscando economizar com a faxina, os homens têm buscado aprender a fazer o trabalho doméstico. Os casados, por sua vez, também passam a se interessar por ajudar no trabalho doméstico, mas agora motivados por uma mentalidade mais igualitária e colaborativa em casa.
8 motivos para um homem também fazer o trabalho doméstico!
Bom, depois do que discutimos anteriormente podemos agora apresentar os 8 motivos, dentre os vários existentes, para que o homem também faça o trabalho doméstico. Vale destacar que todos eles estão baseados na premissa da igualdade de capacidade de ambos em realizar as mesmas tarefas.
O que se destaca, no entanto, é que a depender da estrutura física os homens podem ser mais “fortes”, e por isso poderiam ajudar nas tarefas que exijam mais força física. Mas não devemos considerar isso como uma verdade, pois muitas mulheres se cuidam e se exercitam muito mais que os parceiros.
Dito isso, vamos aos 8 motivos:
- O homem é dotado de capacidade para aprender e realizar o trabalho doméstico, assim como a mulher;
- O homem colabora com a quebra da ideia de que o trabalho doméstico é só de responsabilidade da mulher, assim como criar os filhos;
- Ganho de maturidade e independência, já que o trabalho doméstico permite que o homem possa se virar sozinho, em grupo ou com seu parceiro, parceira;
- Ganha pontos na paquera, pois tanto as mulheres como os homens passam cada vez mais a considerar e buscar aqueles que também saibam se virar;
- Ajuda no fortalecimento da relação com o parceiro ou parceira, por considerar uma divisão igualitária do trabalho doméstico;
- Ganho de tempo para passar com o parceiro, a parceira, os filhos e amigos, já que a divisão das tarefas ajuda a diminuir o tempo gasto para limpar a casa, por exemplo;
- Ajuda nas tarefas domésticas que requerem maior força física, como esfregar o chão, a parede, levantar móveis, a depender de sua estrutura física;
- E, para o caso de homens com filhos, o contato deles com o pai, ou os pais, realizando o trabalho doméstico faz com que tal ato seja visto com naturalidade, contribuindo para o processo de aprendizagem dos pequenos.
Aqui os 8 motivos, como prometido. Lembrando de novo que esse é apenas um recorte, pois outros motivos podem ser apontados. Na realidade o foco é que não existe motivo para o homem não ajudar no trabalho doméstico. E, para saber que tipo de homem entende isso, dá uma olhada no post Homem moderno: o que é e quais as suas características?