Pode usar vapor no piso vinílico?


Vejo cada vez mais pisos vinílicos nas casas dos meus amigos. Não é à toa porque! O vinil é tão versátil quanto possível. E ao contrário de pisos laminados e de madeira, é resistente a muitas coisas desagradáveis (como mofo e umidade).

Você pode achar difícil limpar esses pisos, no entanto. A maioria das pessoas usa um esfregão a vapor para limpar pisos de vinil – e essa é uma maneira de errada e pode danificá-lo.

Vou explicar por que você nunca deve usar um esfregão a vapor para limpar seu piso de vinil. Também mostrarei alternativas de limpeza para que você tenha um piso vinílico brilhante e impecável.

Por que é uma má ideia usar um esfregão a vapor em vinil?

Há mais de uma razão pela qual esfregões a vapor e pisos de vinil não se dão bem. Vou explicar cada um.

Causará mofo

As esfregonas a vapor são máquinas de fazer umidade porque exigem muita água. Embora o vinil seja resistente à umidade, tudo tem seus limites.

Essa quantidade de água vai desgastar seu piso de vinil. Eventualmente, a umidade começará a causar mofo. Ninguém quer que isso aconteça!

Por que o mofo é horrível para você? É ruim para você por causa de alergias. É terrível para o seu piso porque o mofo se espalha – e estraga todos os materiais que toca. Ter mofo por muito tempo significa substituir seu piso.

E não é como se você não notasse mofo – porque cheira. Esse cheiro é difícil de se livrar, a menos que você remova suas pranchas de vinil.

Embaça o acabamento

O mofo está longe de ser a pior coisa que um esfregão a vapor pode fazer ao seu piso de vinil. A maioria dos fabricantes adverte os clientes contra a aplicação de calor no piso, pois isso enfraquece o acabamento.

O que isso significa? Bem, o material de vinil vai perder o brilho. É algo quase impossível de restaurar. O calor também pode causar descoloração. Ambas as coisas podem arruinar a aparência do seu piso.

Perder a aparência do seu piso não é o fim do mundo – mas metade do fascínio de investir neste piso de vinil acaba quando o piso fica opaco.

Na maioria das vezes, um acabamento fosco é permanente. Você só pode corrigi-lo substituindo tudo.

Arruinar a superfície

Aplicar calor ao vinil pode fazer mais do que entorpecê-lo. O calor alto constante pode expandir suas pranchas de vinil. Isso faz com que seu piso fique distorcido. Acredite ou não, você terá uma superfície instável aos seus pés.

Isso não é tudo. O calor vai passar. Eventualmente, ele dissolverá a ligação adesiva que mantém tudo junto. Seu piso ficará solto depois disso! Nesse ponto, você deve substituir as pranchas de vinil.

Anular sua garantia

Agora que você conhece a longa lista de problemas que pode encontrar ao usar um esfregão a vapor em pisos de vinil. Há uma peça final do quebra-cabeça de limpeza, no entanto.

A maioria dos fabricantes sabe quanto dano o vapor pode causar. Eles irão avisá-lo com antecedência. Se você decidir usar um esfregão a vapor de qualquer maneira, provavelmente perderá sua garantia.

Isso significa ter que substituir seu piso de vinil – e ter que pagar por tudo de novo!

Alternativas de esfregões a vapor

Felizmente para os proprietários de pisos vinílicos, existem alternativas para limpar esses pisos encantadores. E eles não são tão diferentes de um esfregão a vapor!

O que você precisa para limpar o piso de tábuas vinílicas? Pegue um esfregão úmido e uma solução de limpeza ou um limpador neutro – porque é disso que você precisa. Antes de começar a limpar, leia as instruções do fabricante.

Escolha um esfregão plano feito com material de microfibra ou um esfregão spray. Esses são os mais fáceis de usar – e os que eu prefiro para este cenário. A razão pela qual eu recomendo esses dois esfregões é que eles usam pouca água. Como você provavelmente pode adivinhar, você quer evitar o excesso de umidade.

Quais esfregões você deve evitar ao limpar pisos de vinil? Os esfregões giratórios e os esfregões de esponja não são as melhores ferramentas para esse comércio. A razão é simples: eles usam muita água para funcionar corretamente sem danificar seu piso.

Os esfregões planos precisam de um pouco de solução de limpeza para fazer um bom trabalho. Dessa forma, você usa pouca umidade para fazer muita limpeza – e evita danificar seus pisos.

8 dicas para cuidar de seus pisos de vinil

1. Esfregar a Seco

Areia e sujeira são pequenas coisas que podem causar grandes danos ao seu piso de vinil. Certifique-se de remover essas coisas desagradáveis regularmente, esfregando o chão a seco com um esfregão de microfibra. Você pode usar uma vassoura macia também.

Uma alternativa mais eficiente é a aspiração. Certifique-se de que o aspirador que você usa tenha uma escova de cerdas macias. Usar uma peça errada pode arranhar a superfície do piso.

2. Água morna funciona melhor

A limpeza a seco ou a aspiração (ou ambos) não são suficientes para lidar com a sujidade? Pegue um esfregão molhado com água morna e comece a trabalhar.

Um esfregão ou pano de microfibra será perfeito para isso. Enxágue o piso com água fresca quando terminar.

3. Escolha um limpador de piso neutro

Use um limpador de piso neutro para limpar mais completamente o piso de vinil. Você pode fazer o seu próprio misturando uma pequena quantidade de detergente líquido com um galão de água. Isso vai lidar com manchas difíceis. Enxágue o piso com água fresca depois de usar essa mistura.

4. Evite o Excesso de Água

Essa dica é fundamental. Evite usar muita água ao lavar pisos de tábuas vinílicas. Remova qualquer excesso de água se você fizer isso. Evite danos por umidade a todo custo!

5. Tome medidas imediatas contra manchas e derramamentos

Além de umidade, derramamentos e manchas são seu inimigo número um. Você terá um problema permanente se os deixar em paz. Por isso, aja o quanto antes! Lave tudo com um pano de microfibra assim que o problema acontecer.

6. Sem produtos de limpeza agressivos

Produtos de limpeza agressivos estão cheios de produtos químicos fortes que arruinarão seu piso. Evite usá-los. Você também deve evitar o uso de ferramentas de esfregar.

7. Sem Produtos Brilhantes

Detergentes puros ou produtos para dar brilho ao piso podem danificar o piso de vinil da mesma forma que um limpador abrasivo. Evite usá-los também.

8. Use tapetes

Evite arranhar o chão levantando móveis pesados em vez de arrastá-los. Vá além e coloque tapetes embaixo de móveis, cadeiras, mesas e tudo mais. Você nunca vai arranhar seu chão dessa maneira!

Lembre-se de limpar seus tapetes regularmente da mesma forma que você limpará seus pisos de vinil.

Erik Salenius

Eu sou Erik, um homem de 40 anos quem gosta cuidar meu casa. Eu sou seu especialista em limpeza e manutenção doméstica, segurança doméstica e muito mais!

Postagens recentes